quinta-feira, dezembro 02, 2004

Impossibilidade

A Seita dos Trinta Dinheiros (cf. Jorge Luís Borges, O Livro de Areia) considera iniludível que «quem olha uma mulher, para cobiçá-la, já com ela praticou o adultério no seu coração», concluindo que dificilmente será encontrado à face da terra um único homem que, em consequência, não tenha praticado o adultério (desde logo, no entendimento de que «o desejo não é menos culposo que o acto»). Esta posição coloca questões de ordem moral não irrelevantes.

Seja como for, para os cultores do Segredo - que executam o rito numa apaziguada relação com o desejo – esta discussão parece ociosa (exceptuemos os piveteiros, que arregaçam a piroca numa pulsão a que as ideias de pecado ou iniquidade se encontram sempre subjacentes, e os gaioleiros, para quem o delito ou a delinquência são inerentes ao seu labor tão próximo da ruína e da decrepitude).

Em rigor, o verdadeiro sectário desenferruja a bazuca no entendimento de que todas as mulheres lhe pertencem. Cometer adultério através da laustríbia resulta, pois, numa impossibilidade prática.