segunda-feira, dezembro 20, 2004

O tempo, 3

«A jovem habita um quarto cuja porta dá para o corredor; mas, como é natural, a mãe tinha retirado a chave. Tratava-se apenas de a apanhar. Nada mais fácil para execução; bastava-me dispor dela durante duas horas e poderia ser dono de uma igual. Então, correspondências, entrevistas, encontros nocturnos, tudo se tornava cómodo e seguro: entretanto, poderíeis acreditá-lo?, a criança tímida recusou, com medo. Outro qualquer ficaria desolado; eu vi nisso apenas a ocasião de um prazer mais vivo. Escrevi a Danceny para me lamentar por essa recusa, e de tal modo que esse estouvado não teve descanso enquanto não obteve, tendo mesmo exigido, da sua receosa amada, que ela satisfizesse o meu pedido e se entregasse à minha discrição.»

[Choderlos de Laclos, Les Liaisons Dangereuses – in A Arte de Amar no Século XVIII, Editorial Inova, 1972]